Caracterização físico-química dos materiais utilizando diversas técnicas espectroscópicas (UV-Vis, infravermelho e Raman), de análise térmica (DSC, TGA), difração de raios-X, e microscopia, complementadas, sempre que considerado necessário, por métodos computacionais quer para estudos estruturais quer para análise estatística multivariada dos dados resultantes das medições efetuadas
Instrumentação de óculos com incorporação de sensores de impedância e/ou óticos com microeletrónica embebida para a monitorização não invasiva para o controlo de parâmetros clínicos
A Innovationplus pode contribuir para o projeto através da sua experiência consolidada em prototipagem rápida, impressão 3D e integração de sistemas mecânicos e eletrónicos.
Com forte competência no desenvolvimento de peças em metal e plástico, bem como no trabalho com biomateriais, a empresa está particularmente bem posicionada para apoiar o fabrico aditivo das armações personalizáveis e a incorporação de sensores biométricos.
A sua atuação poderá ainda acelerar a validação de protótipos e a integração tecnológica, contribuindo para reduzir riscos e aumentar a eficácia na execução do projeto.
O ISISE – Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas é um Centro de Investigação e Desenvolvimento multidisciplinar ISISE com investigadores com competências em diversas áreas de saber: engenharia civil, engenharia mecânica, química, projeto, design, arquitetura, ciência de materiais, tecnologias digitais de fabrico, nomeadamente as tecnologias de fabrico aditivo entre outras.
Esta característica possibilita a atuação no projeto ONDEMAN em vários dos objetivos a que o projeto se propõe cumprir, nomeadamente:
– OE1: no apoio no desenvolvimento de biomateriais adequados para a fabricação de armações de óculos personalizáveis. A equipa do ISISE desempenhará funções no desenvolvimento de novos materiais, nomeadamente na seleção inicial de biomateriais que não sejam degradáveis durante o processo de extrusão e que simultaneamente, garantam as propriedades mecânicas e estéticas requeridas aos óculos e na caracterização dos materiais desenvolvidos, principalmente na avaliação mecânica;
– OE4: na produção de protótipos iniciais para desenvolvimento e posteriormente otimização de tecnologias de fabrico aditivo com a integração dos biomateriais desenvolvidos no âmbito do projeto Serão definidos os parâmetros de processamento ideias, de forma a garantir a produção precisa e eficiente de armações de óculos personalizada;
– OE8. na disseminação dos resultados do projeto pelo meio científico de forma a promover a adoção das soluções desenvolvidas noutros setores.
O Instituto de Telecomunicações (IT) é um centro de investigação sem fins lucrativos, com o estatuto de laboratório associado, resultante de uma parceria entre seis universidades, um instituto politécnico e várias empresas do setor das tecnologias de informação e comunicação.
No âmbito do projeto OnDemand, duas equipas do IT contribuem ativamente: o Grupo de Eletrónica Orgânica e o Grupo de Ótica e Fotónica. Ambos as equipas possuem experiência no desenvolvimento e fabrico de tecnologias de sensorização.
A participação do IT no projeto inclui a implementação de sensores biomédicos integrados na armação de óculos.
A Moldetipo II destaca-se no consórcio pela sua experiência e know-how acumulado no desenvolvimento de moldes complexos, com forte enfoque em soluções multi-material e tecnologias avançadas de injeção. A sua contribuição centra-se no desenvolvimento de moldes de elevada precisão para a produção de componentes plásticos com microeletrónica integrada, pretendendo-se que esta seja embebida nas hastes dos óculos.
Este é um dos pontos chave do projeto pretendendo-se garantir que estes dispositivos possam ser integrados de forma funcional e durável nos produtos finais.
A Moldetipo, com mais de duas décadas de experiência e um portefólio europeu de referência, assegura a transposição dos conceitos técnicos para soluções industriais escaláveis com grande cadencia produtiva.
A Newtipo, por sua parte, é o elo de ligação entre o fabrico das ferramentas e a produção das peças finais. Com uma especialização consolidada em processos de injeção de plásticos de alto desempenho e em tecnologias como RHRC e WAIM, a empresa será responsável pela sobreinjeção das hastes dos óculos utilizando os moldes desenvolvidos pelo copromotor Plácido Roque, incorporando sensores eletrónicos e utilizando biopolímeros sustentáveis na produção do produto final.
A capacidade e o know-how da Newtipo em lidar com materiais não convencionais e de realizar ajustes de processo em tempo real permitirá a produção em série de componentes com elevada qualidade estética e funcional, garantindo a viabilidade industrial do conceito e contribuindo diretamente para a sua diferenciação no mercado.
A colaboração da Opticentro no Projeto envolve a gestão do mesmo, nomeadamente no acompanhamento técnico, administrativo e financeiro.
Além disso, procederá á recolha de dados biométricos, como medições faciais e características anatómicas especificas, para que os fabricantes possam criar óculos personalizados, ajustados ao rosto de cada cliente, garantindo um maior conforto.
Através de uma plataforma de cocriação, os clientes podem participar ativamente no design dos próprios óculos, online ou em lojas físicas, ao individualizar diversos aspetos do produto, como o estilo, cor, tamanho e até características funcionais, atendendo às necessidades visuais e estéticas.
O desenvolvimento do produto termina com ações de divulgação, exploração de resultados e publicações técnico-científicas.
A colaboração da PTScience no âmbito do projeto On-Demand tem como principais objetivos o desenvolvimento de materiais de origem biológica. Este envolvimento trará um valor acrescentado significativo, reforçando não só a qualidade e inovação do produto final, tal como a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Tal abordagem será um passo importante para o sucesso do projeto e para a criação de soluções mais conscientes e adaptadas aos desafios atuais.
A Plácido Roque complementa a atuação da Moldetipo ao assumir a responsabilidade pelo fabrico físico dos moldes projetados. Com uma estrutura produtiva interna verticalizada, que abrange desde o design até à realização de ensaios de moldes, a Plácido Roque garante que os moldes são fabricados com um elevado padrão de rigor dimensional e funcional, assegurando também uma rápida iteração entre fases de conceção, prototipagem e produção. A sua experiência em moldes para a indústria automóvel e em tecnologias como a injeção assistida por água reforça e em técnicas de injeção avançada que utilizam perfis de processamento com aquecimento rápido e arrefecimento rápido (RHRC), a sua capacidade de adaptar soluções complexas a novos contextos, como o setor ótico, contribui com conhecimento crítico para o desenvolvimento das ferramentas moldantes que darão resposta às necessidades propostas pelo projeto ONDemand.
A Setwin desempenha um papel central no projeto OnDemand, focando-se no desenvolvimento de soluções digitais que promovem a personalização e a eficiência na indústria ótica. A nossa equipa é responsável por criar uma plataforma de cocriação digital de armações, baseada em parâmetros biométricos, permitindo aos utilizadores personalizar produtos de forma intuitiva e precisa.
Além disso, implementamos funcionalidades centradas na experiência do utilizador (UX) e desenvolvemos uma plataforma de produção em rede que conecta fabricantes e óticas num ecossistema digital colaborativo.
Esta integração tecnológica assegura a interoperabilidade entre os módulos digitais e os sistemas industriais existentes, promovendo uma produção flexível, eficiente e alinhada com os princípios da Indústria 4.0.
Este projeto I&D tem por objetivo a produção de armações de óculos sustentáveis e personalizáveis por meio de tecnologia de fabrico aditivo, integrado com um ecossistema digital de gestão da produção em rede, com incorporação de sondas não invasivas, para controlo e monitorização de parâmetros clínicos, proporcionando uma monitorização contínua e em tempo real, com o envio de dados diretamente para dispositivos móveis. Recorrendo à utilização de biomateriais mais sustentáveis e com maior consciência ambiental.